Fundamental um conhecimento mais
profundo de si mesmo. Existe uma cegueira muito grande com relação à alma
humana.
Nossas decisões dependem de um
núcleo no qual se encontram os instintos. Eles estão na origem do bem e do mal.
O inconsciente, sede dos instintos,
nos governa. Impossível abrangê-lo através da razão. Precisamos de outra
dimensão psicológica, por motivos vitais.
Males sociais, físicos e mentais,
difícil compreendê-los fora de uma ampliação da consciência. Sem sólidas noções
de óptica, não se constrói uma luneta astronômica.
É quando a psicologia analítica
pode ajudar... Jung o mestre. Seus ensinamentos, à luz da espiritualidade,
podem ser fecundos.
Quando ficamos aturdidos e
desorientados é porque vemos apenas a metade banal e deformada de fenômenos
históricos e dos que nos afetam diretamente.
Parte inferior da personalidade: as
“sombras”. Podem ser tanto negativas como positivas.
Tornar nossas “sombras” conscientes
ajuda a equilibrar polos sempre presentes na balança da vida. Opostos buscam a
própria unidade.
O que se conflita com nossos
desejos chega a contribuir para que uma terceira solução se apresente de
maneira espontânea, naturalmente.
Esvaziar-se, “sentar e esperar”, atitudes
que podem conduzir ao chamado estado de “graça”. A intuição possui um papel
aqui.
O que recebe os nomes de divino ou
mítico, de espiritualidade ou “outra dimensão” encerram o que tem a ver com a
totalidade dos fundamentos da alma.
Uma moeda partida ao meio consegue
encaixe perfeito entre as partes. Corpo e mente, materialidade e a parte espiritual,
exigem uma cooperação tipo consciente/inconsciente.
A luta entre opostos é acompanhada
pela intuição e pelo conhecimento do que corresponde às tensões divergentes no
mundo. Ser paciente pode ajudar.
O que ocorre num plano maior se
produz também no mais ínfimo e subjetivo da alma.
Quando o conhecimento científico
utiliza o termo “inconsciente”, geralmente, confessa sua própria ignorância.
Fora da experiência sensível, o que
parece estranho, pode ser algo autêntico. Por exemplo, a noção do bem ligado a
Deus e a do mal ligado aos maus espíritos.
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