A ênfase em resultados compromete o
processo para se chegar ao gol.
É como a tensão gerada por prêmios e
castigos.
Identificar-se com a própria ação,
buscando aí o verdadeiro prazer, é o motor movente para uma existência mais
sadia.
Nesse contexto, a possibilidade
operatória de cooperação até resulta de atenção para o caráter normativo.
Este caráter pode gerar bonecos
obedientes, robôs e múmias, embora contribua também na logicização da
afetividade.
O problema é quando se barra impulsos
mais criativos.
Compreendido como jurisprudência
necessária para uma cidadania inteligente e respeitável contribuiria no sentido
de tornar a pessoa protagônica no regime
democrático.
Ser um cidadão atuante e responsável nas
melhores causas sociais implica em compartilhamento sem que uns dominem sobre outros.
O perigo além da violência explícita , é
o de uma outra sutil, contra o livre-arbítrio
da pessoa com relação à própria integralidade de um ponto de vista afetivo e
intelectual.
Autonomia individual e cooperação social
constituem os grandes objetivos da educação.
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