Tudo o que tenho a dizer é que os deuses, os mestres, os guias, não são absolutamente necessários para que se atinja um estado de maior desenvolvimento humano.
O essencial é que a gente se torne mais livre e forte, e não se consegue isso quando se tem mediadores acima de nós. Não se pode ser livre e forte se me tomam como mestre. Não é isso que eu quero e sim contribuir para que as pessoas fiquem fortes e livres, não pelo êxtase, mas por uma reflexão atenta e deliberada, após séria pesquisa. Só a busca de uma maior certeza interior poderá desfazer em cada um muitas das deformações do sistema em que se vive.
Eu nego que a verdade é encontrada através dos outros, por maravilhosos que sejam os orientadores e as suas organizações. Uma totalidade maior não se pode alcançar senão pelo esforço pessoal.
Conheci quem levava uma vida regrada, que se levantava nas horas certas, exercitava o corpo, que se alimentava de acordo com a maneira prescrita por algum modelo de perfeição, mas incapaz de refletir sobre aquelas coisas que lhes foram censuradas. Prestei atenção nele e vi que faltava o que traz a frescura da vida. Não é impondo limites e obedecendo, de maneira pouco inteligente e estreita disciplinas mesquinhas, que se atinge o que chamam de verdade. Ela independe do que se come, da maneira pela qual se medita e do caminho seguido para que o indivíduo cresça como mente e espírito, o que inclui a parte emocional.
Seitas e a forma de crer podem ser obstáculo ao entendimento, pois a verdade é uma região sem caminhos.
Eu segui o sagrado que vocês trilharam, com as suas mediações e rituais. E como passei por todas essas vivências digo: Não as reprove, mas esqueça-as! Como sofri e também fui cativo, declaro: Deixem essas coisas à margem, elas pertencem a outro momento. A verdade é uma terra sem caminhos, como já disse... Ela é o Todo.
(Palavras de Krishnamurti, numa linguagem adaptada que acredito mais acessível. Minha preocupação foi evitar qualquer resquício de maniqueísmo. O próprio conceito de verdade estaria além de uma pura abstração.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário