03/12/2018

O FUTURO É HOJE


Ter papel ativo em nossa história política. Com as redes sociais todos somos seres públicos.
O protagonismo está no exercício da cidadania, dando a  palavra sem fazer o oposto, não lavar as mãos com mau-caratismo...
Sempre apoiar pessoas e instituições que defendem direitos humanos. Quem tem direito tem deveres. Na dúvida, recorrer ao iluminismo (ideias de liberdade política e econômica).
Melhor do que atacar, diálogos esclarecedores em situações polarizadas. Reformas não bastam quando falta o mais amplo debate entre as forças envolvidas.
Saúde, Educação, Política e Tributação – temas pertinentes ao lado de tantos outros.
Servir à Constituição com impessoalidade. Interesses em jogo podem subverter graças a acessos privilegiados.
O cânone do jornalismo profissional deve ser respeitado. Cabe a ele descobrir, perceber, conhecer, esquadrinhar, sondar. “O bom político escrutina a alma do povo.”
A liberdade de expressão e de pensamento ajudam a manter sob controle tanto o poder do Estado como o de grupos circunstanciais.
Injustiças contra o indivíduo podem resultar de opiniões e sentimentos opressivos se não mais. No longo prazo, as melhores ideias triunfam sobre as piores.
A responsabilidade por fake news chama a atenção para a boçalidade de quem se utiliza de mentiras. É só se perceber como vítima nesse processo.
Não se informar nem se instruir com leituras e debates é atitude acomodada, ingênua ou de má intenção. Triste quando não se amplia o leque de ideias e não se zela pelos fatos.
**************** 

Nenhum comentário:

Postar um comentário