12/03/2018

IMPRESSÕES



Há o quê, como onda, vem e vai.. Muita coisa fica.

Nunca me aprofundei em nada. Se o poço é profundo, ele possui ramificações, mas o espaço da verticalidade não tem limite. Hábito é estabelecer correlações. Cursei filosofia na Universidade de São Paulo, onde sofri bastante com meus sorbonescos professores. Meu maior interesse foi pelo pelo estruturalismo (Marilena Chaui) que destaca as relações e as diferenças.  Profissionalmente, dando aulas, e facilitador de grupos de sensibilização, tenho mais perguntas do que respostas. Há um arcabouço sim. São ideias abertas para o estudo da Filosofia da Natureza e da Ciência. Em especial a Psicologia, Física moderna e a Espiritualidade. Fácil de entender, eu, aos 82 anos. Fritjof  Capra, Jung, Marcelo Gleiser são as luvas que venho calçando. Noções sobre psicanálise e Gestalt, o  alargamento da consciência com Platão, a psicologia analítica, Carlos Castañeda, Krishnamurti, Lauro de O. Lima, G.W.G. Moraes, La Passade (análise institucional), Zen (Eugen Herrigel)... Incluo os vivos na minha formação: Zenaide Villalva de Araújo, de quem fui assistente em seu Instituto de Califasia; Salomão Becker (professor de sociologia – conhecimento é algo que se busca); minha mãe, puro coração, e seus cadernos literários; meu pai (homem totem, ligado a terra e raízes), meu irmão (matemático, e meu  primeiro mestre em escrita)... Fritjof, homem de ciência, estudioso da filosofia oriental e da teoria quântica (Física moderna). Da fase em que Capra fala muito em misticismo à outra em que intuição, mais liberta de preconceitos, é uma das funções da psique. Pensamento, sentimento, sensação, intuição (pontos cardeais a fluir numa totalidade). Arquétipo (Jung), como o instinto, entendo que é intuído. Só se determina por sua forma, sem existência material. Mas pode se manifestar de maneira concreta. Como nos mitos e os contos da literatura universal os arquétipos encerram temas que reaparecem sempre e por toda parte. Em Platão temos o “mundo das ideias” do qual o planeta Terra é cópia. Maior aprofundamento aqui está na obra psicografada de Inácio Ferreira (médium: Carlos A. Baccelli). Se a mente flui mais livremente, temos percepções espirituais surgindo à tona (Carlos Castañeda, citado por Fritjof  em “O Tao da Física”, prefácio à primeira edição, 2. ed. Cultrix, 2013). Papel chave nessa plêiade é o de minha companheira há cerca de meio século, Maria, oferecendo estabilidade social para o insurreto  que sou. Olhar detalhista e muito humano.

                                          (impansotera.blogspot.com – 12/3/2018)

******************

Nenhum comentário:

Postar um comentário