06/10/2018

LUA, ESTRELAS E FLORES

Na véspera da  eleição de 2018 vejo o Brasil passando por um dos seus mais sérios momentos. Desde o golpe de 64 que implantou a ditadura militar com suas perseguições, assassinatos e tortura estamos às portas de um novo Ai 5 (aquele decreto que desencadeou, fortalecendo os crimes). Extremos de Esquerda e Direita, além do comodismo cínico do Centro, são abomináveis. O populismo autoritário, venha de onde for, funciona como peste. Um Governo concentrador de poder é também amante do rentismo, estimulando a desigualdade entre ricos e pobres. Golpes ditatoriais produzem corrupção e ilicitudes contra os Direitos Humanos e as liberdades individuais.
Hoje, pela manhã, aceitei o convite da Maria para ir ver flores desabrochando com detalhes de linhas e cores em belos designs. Espontânea e sábia natureza. Ninguém  impondo a marcha gloriosa. Na Wikipédia leio: sobre design – idealização, criação, desenvolvimento, configuração, concepção, elaboração e especificação. As lições, hoje à mão, com a facilidade de um toque digital, deveriam ser obtidas antes de importantes decisões, como agora antes de votar. 
Minha sugestão é: clique no Google a palavra Fascismo. Ninguém precisa ser historiador ou ter formação universitária para saber o que significa fascismo na Itália e nazismo na Alemanha. Tem a ver com autoritarismo populista na Política. Dizer e desdizer, mentir e desmentir; “ser contra” pode mudar de tom mas é sempre “ser contra”. Tão simples, né? 
Gestos se fazem até mais verdadeiros do que palavras. Você dizer insultos ou palavras afrontosas, ainda acompanhadas da imagem corporal, não correspondem apenas ao jeito da pessoa. Num político ou candidato a cargos públicos (figuras de representatividade social) revelam valores existenciais, conceitos sobre o mundo e os indivíduos. Têm a ver com caráter, o mais profundo da personalidade. Incluem manifestações a se concretizar sobre pessoas, classes sociais, minorias étnicas, de gênero, dispositivos de segurança, aspectos educacionais referentes a família e a escola. Sobre como encarar a  imprensa investigativa, a justiça dos tribunais, atos de inclusão e separação, liberdade de expressão, pesquisa científica, arte e moda. 
Estar preparado para um cargo público exige abertura e conhecimentos em todas essas áreas tão vitais como a Economia e empregos com justa remuneração. Não há minorias desprezíveis e despreparadas. Cabe ao Estado e a indivíduos empreendedores e protagônicos a ingente tarefa de prover necessidades básicas de sobrevivência e autorrealização. 
Ao lado de Lua, estrelas, flores, somos responsáveis pelo design da vida nossa e comunitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário